O presidente dos Estados Unidos, Joseph Robinette Biden Jr. (Joe Biden), ligou para o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, para agradecer a libertação do executivo da Binance, ação ocorrida na última semana.
Em ligação na última terça-feira (29), Biden também ofereceu condolências a Tinubu pelas recentes inundações que impactaram o nordeste da Nigéria.
Além disso, Biden “ressaltou sua apreciação pela liderança do presidente Tinubu em garantir a libertação por motivos humanitários do cidadão americano e ex-oficial da lei dos EUA Tigran Gambaryan na semana passada“, disse a Casa Branca em um comunicado público.
O caso mostra que a diplomacia pela libertação Tigran Gambaryan chegou ao alto escalão de ambos os países. Isso porque, Tigran passou vários meses preso sem uma acusação formal e tendo negado até o pagamento de fiança.
Como a saúde do executivo se deteriorava ao longo dos dias, alguns procuradores dos EUA pressionaram Joe Biden a agir antes que o ex-oficial norte-americano morresse na prisão nigeriana.
Além de agradecer a libertação do executivo da Binance, Biden também falou com o presidente da Nigéria sobre a parceria de ambos os países. Assim, eles reafirmaram a importância de enfrentar os desafios globais e avançar na segurança e prosperidade em vários setores.
Conforme nota da Casa Branca, Biden ainda expressou apreciação pelo recente pacto bilateral entre os EUA e Nigéria, que mira o mercado de criptomoedas e atividades ilícitas.
“Em particular, o presidente Biden expressou apreciação pela cooperação na aplicação da lei, inclusive por meio do recentemente anunciado Grupo de Ligação Bilateral sobre Finanças Ilícitas e Criptomoedas, pela colaboração em tecnologias novas e inovadoras e por interesses compartilhados na reforma de organizações internacionais para refletir as vozes africanas“, diz a nota da White House.
O governo de Joe Biden, vale lembrar, foi um dos que mais perseguiu o mercado de criptomoedas. Sob o comando de Gary Gensler na SEC, a CVM dos EUA, várias empresas receberam processos e tiveram que pagar pesadas multas por operar no país.
Já outros negócios preferiram abandonar suas operações nos Estados Unidos, encerrando as contas de clientes norte-americanos. A crise do Governo Biden contra o mercado de criptomoedas, inclusive, é uma das pautas das Eleições Presidenciais de 2024, marcadas para ocorrer em grande parte na próxima terça-feira (5/11).
Isso porque, o candidato Donald Trump promete aliviar a pressão sobre o mercado e até manter os bitcoins que os EUA ainda detêm, como parte do patrimônio do país. Já Kamala Harris, atual vice-presidente de Joe Biden, tem recebido apoio de empresas do mercado.
Ou seja, as criptomoedas chegaram em pauta em importantes eventos globais, desde às eleições presidenciais dos EUA, até a diplomacia com outros países.
Fonte: Joe Biden agradece presidente da Nigéria pela libertação de executivo da Binance
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
As inscrições podem ser feitas até 6 de dezembro. Há vagas para arquiteto, auditor fiscal,…
O g1 lista os principais destaques dos telejornais da RPC desta sexta-feira (22). Saiba os…
Ambos possuem passagem pela polícia por tráfico de drogas. Polícia investiga se caso está relacionado…
As vagas são disponibilizadas diariamente pela Agência do Trabalho de Pernambuco. Emprego no Sertão de…
Larissa Moura tinha 30 anos era natural de Rondônia e morreu a caminho do hospital.…
Autoridades norte-americanas acusam Gautam Adani, presidente do Adani Group, de subornar funcionários do governo indiano…