Categories: Economia

Itaú Unibanco busca entender hábitos de investidores de criptomoedas

Em parceria com a Mosaiclab, a Itaú Digital Assets, área de negócio responsável por ativos digitais no Itaú Unibanco, realizou uma pesquisa sobre os hábitos e atitudes dos brasileiros em relação aos investimentos e criptomoedas.

O levantamento, que contou com a participação de 1.342 pessoas, trouxe informações sobre as motivações, barreiras e necessidades que influenciam o comportamento dos investidores com um recorte específico sobre a entrada no universo de criptoativos.

Os resultados enfatizam a importância dos três principais pilares de atuação da Digital Assets, do Itaú — segurança, educação e jornada positiva de experiência do cliente — na construção de um ambiente de investimentos em cripto mais seguro e acessível.

Segurança como alicerce do investimento em criptomoedas

A pesquisa do Itaú, conforme nota enviada ao Livecoins, apontou que entre os investidores o desejo por segurança é central na escolha de uma instituição para transações de criptomoedas.

A confiança na instituição financeira aparece como um dos principais motivadores para a escolha de criptoativos, especialmente entre os investidores de mais idade, que valorizam a segurança e preferem bancos tradicionais que associam à solidez e confiabilidade.

Ainda assim, o receio de perdas financeiras, 36% dos participantes da pesquisa, e a falta de conhecimento sobre o tema, que contempla 34% dos entrevistados, permanecem como barreiras significativas para muitos investidores.

Entre aqueles que já operam com criptoativos, o medo de golpes é menor, mas a segurança das transações continua sendo uma prioridade, com destaque para funcionalidades como visualização em real e dólar, histórico de operações e integração com outros serviços financeiros.

Por fim, dentre os engajados nesse segmento de ativos, os que possuem criptomoedas apontam como maior preocupação a volatilidade nesse tipo de mercado, agregando 32% dos investidores.

Conhecimento, fundamental para a inclusão no universo cripto

Embora o interesse em criptoativos cresça, a pesquisa identificou que 48% dos não investidores afirmam desconhecer completamente este tipo de investimento, sendo o percentual mais elevado (55%) entre pessoas acima dos 46 anos.

Ainda assim, 54% dos entrevistados desejam se manter atualizados sobre criptoativos e tendências de investimento. O estudo também indica que o interesse pelo universo cripto está altamente correlacionado com a busca por conhecimento, e que 66% dos investidores utilizam influenciadores digitais como fonte de informação sobre educação financeira.

Priorizando a necessidade de educação, o Itaú atua ativamente como um educador da frente cripto. Com conteúdos educativos disponíveis no site, redes sociais e no aplicativo de investimentos do banco, íon, e também com o lançamento do “Manual de criptoativos para iniciantes”, desenvolvido em parceria com o grupo Estadão, o Itaú visa capacitar seus clientes para a transformação da economia, fortalecendo a confiança e a autonomia dos investidores.

Atendimento: proximidade e simplicidade no atendimento aos investidores

A escolha de onde investir em criptoativos está fortemente associada à confiança e ao suporte humanizado, conforme indicam os dados da pesquisa da Mosaiclab.

Dentre os que investem ou desejam investir, mais da metade (58%) enfatiza a importância do atendimento e suporte, ressaltando que a categoria ainda é percebida como complexa e com baixa maturidade.

Ainda que no passado o Itaú tenha se mantido distante das criptomoedas, o banco hoje atua no mercado, inclusive com um suporte dedicado apenas aos investidores deste setor.

Fonte: Itaú Unibanco busca entender hábitos de investidores de criptomoedas

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share
Published by

Recent Posts

Primeira congressista trans eleita nos EUA, Sarah McBride será proibida de frequentar banheiro feminino do Capitólio

Presidente da Câmara cede às pressões transfóbicas da bancada republicana, encorajada pela vitória de Trump,…

2 minutos ago

Efeito Trump: magnatas de criptomoedas lucram R$ 220 bilhões com salto do bitcoin; veja ranking

Vitória do republicano fez a criptomoeda disparar e atingir cotação recorde ao superar os US$…

3 minutos ago

Pai de estudante de medicina de 22 anos morto pela PM em SP conta que viu o filho vivo no hospital: ‘Me ajuda, dizia ele’

Marco Aurélio Cardenas Acosta foi assassinado em hotel na Vila Mariana, Zona Sul da capital.…

3 minutos ago

Cuidado, autoestima e empoderamento: saiba onde cuidar de cabelos crespos e cacheados em Salvador

Na Semana da Consciência Negra, o g1 lista salões de beleza especializados no tratamento natural.…

3 minutos ago

Mulher é presa por estupro ao se relacionar com uma adolescente de 12 anos no Ceará

Investigações apontaram que a suspeita vivia com a vítima e mantinha relações sexuais com ela.…

4 minutos ago

Eis a capa e os nomes das 15 músicas de ‘Sentido’, quinto álbum do 5 a Seco

Capa do álbum ‘Sentido’, do grupo 5 a Seco Lorena Dini ♫ NOTÍCIA ♪ Esta…

4 minutos ago