O brasileiro que ficou conhecido como o “homem-bomba do Bitcoin“, após explodir um supermercado e ferir pessoas, recebeu sua pena de prisão pela justiça do Mato Grosso, na última terça-feira (17).
Como noticiado pelo Livecoins, ele passaria pelo julgamento via júri popular, com início na última segunda-feira (16).
Com a decisão, Rodrigo Machado de Oliveira foi condenado a 51 anos e cinco meses de reclusão e 70 dias-multa pelos ataques a bomba em duas unidades do Supermercado Tropical, realizados no ano passado, em Rondonópolis (MT).
O réu foi julgado pelo Tribunal do Júri da comarca em uma intensa sessão de julgamento que durou cerca de 18 horas na segunda-feira (16). A promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria S. Cardoso atuou no plenário durante o processo, que resultou na condenação do acusado.
De acordo com a sentença proferida pelo magistrado Leonardo Costa Tumiati, o réu cumprirá a pena em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade.
O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso, responsabilizando o réu pelos crimes de homicídio tentado, explosão, extorsões e posse de artefato explosivo ou incendiário. A decisão reforça o entendimento jurídico de punição severa a condutas de extrema gravidade, conforme destacado na sentença.
Fotos divulgadas no processo que condenou homem-bomba do bitcoin no Mato Grosso. Reprodução/MPMT.
O supermercado Tropical, vítima da explosão, recebeu ligações antes do ocorrido, no qual o agora condenado pediu pagamento em bitcoin para não explodir a unidade. Como o supermercado pensou ser um golpe e não realizou o pagamento, o criminosos acionou o dispositivo de uma moto parada na frente do estabelecimento, visto que havia plantado o artefato previamente.
No outro dia, ele voltou a pedir o pagamento em bitcoin para não explodir outra unidade. Acionada, a polícia evacuou o local e conseguiu desativar um artefato lá plantado. As investigações analisaram vasto material a procura do suspeito, de telefones e câmeras de segurança, chegando até o verdadeiro culpado.
Rodrigo tem mais de 15 anos de experiência no manuseio de explosivos, apontam as investigações. Ele planejou o plano desde 2022, efetuando a explosão em abril de 2023.
Ao todo, ele cobrava o pagamento de R$ 300 mil em bitcoin, tentativa de extorsão que ele complementava com ameaças de explodir 11 unidades da rede de mercados. Além disso, ele ameaçou espalhar inverdades publicamente, de que o mercado seria um alvo de uma organização criminosa do qual pegou dinheiro emprestado e não pagou de volta. Cobertura com informações do MPMT.
Fonte: “Homem-bomba do Bitcoin” no Mato Grosso recebe meio século de pena de prisão
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Tanto o Bitcoin quanto o Real brasileiro sofrem na última reunião do Fed de 2024,…
Furto ocorreu na madrugada de terça-feira (17). Instituição atende mais de 850 famílias cadastradas no…
Segundo apurado pela reportagem, Mayckon Costa Crispim teria viajado de Santa Catarina para Campo Grande…
Em novembro, prefeitura havia obtido recurso que liberava início dos trabalhos. Nova liminar cita outras…
Segundo a Polícia Militar, homem disse que golpeou a vítima com uma pá e jogou…
Doses foram enviadas apenas para as 12 unidades de referência - além dos pontos extras…