Categories: Economia

FMI diz que Bitcoin está sendo amplamente usado em transações internacionais

Um estudo do Fórum Mundial Econômico (FMI), publicado no início deste mês, revela que o uso do Bitcoin em transações internacionais está crescendo. Os países em destaque são aqueles mais afetados pela inflação de suas moedas locais, como Argentina e Venezuela.

“A magnitude de entradas, em comparação com outros países, é especialmente alta em alguns países da América Latina, como Argentina e Venezuela”, escreveu o FMI. “Também observamos entradas relativamente grandes em vários países da África, Ásia e Europa Oriental.”

Usando dois conjuntos de dados, um da Chainalysis e outro da LocalBitcoins, o FMI destaca para uma diferença entre dados on e off-chain. Uma das diferenças destacadas foram as taxas de negociação e transação, que podem afetar o comportamento de investidores.

FMI faz correlação entre transações transfronteiriças de Bitcoin e o PIB de cada país. Quanto mais escuro é o tom de verde, maior é a proporção. Os dados são da Chainalysis. Fonte: FMI/Reprodução.
Mesmo estudo, mas agora com dados da LocalBitcoins, corretora de Bitcoin. Fonte: FMI/Reprodução.

Brasil também é citado no relatório

Em outro trecho, o FMI cita um segundo estudo sobre Bitcoin com foco no Brasil. No entanto, destaca diferenças entre eles.

Como exemplo, enquanto os outros pesquisadores afirmam que os fluxos transfronteiriços de Bitcoin por brasileiros não estão correlacionados com os fluxos regulares de capital, o FMI destaca que possui uma melhor visão ao olhar para dados on e off-chain.

“Isso permite identificar não apenas os prós e contras de diferentes abordagens para estimar os fluxos transfronteiriços de Bitcoin, mas também fornecer fatos estilizados esclarecedores.”

Além de citar o problema da inflação, que faz muitas pessoas procurarem o Bitcoin como uma proteção, o estudo também olha para o índice de medo e ganância do mercado cripto, diferença da taxa de juros entre outros países e os EUA, e outros fatores que possam acelerar essa adoção.

“Entre os conjuntos de impulsionadores domésticos, descobrimos que um aumento na inflação resulta em entradas e saídas maiores”, escreveu o FMI. “Um aumento no preço paralelo está associado a maiores saídas.”

“Esses achados estão alinhados com um conjunto recente de trabalhos que sugerem que o Bitcoin facilita a circunvenção de restrições ao fluxo de capital.”

Fluxos de Bitcoin e EPFR (fundos de investimento emergentes) comparados ao PIB de cada país estudado. Fonte: FMI/Reprodução.

Os dados também mostram que a demanda por Bitcoin é global, especialmente em países que não são considerados potências econômicas.

“Os mercados de criptomoedas estão evoluindo rapidamente”, concluiu o FMI, notando que a aprovação dos ETFs de Bitcoin nos EUA pode acelerar essa adoção.

Fonte: FMI diz que Bitcoin está sendo amplamente usado em transações internacionais

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share
Published by

Recent Posts

Mãe e filho morrem eletrocutados no Sul do Piauí; filha também ficou ferida

Segundo a Polícia Civil, uma segunda filha da vítima também foi eletrocutada, mas foi salva…

3 minutos ago

‘Não somos ameaça ao mundo e concordamos com direito à educação para mulheres’, diz líder sírio à BBC

Em uma entrevista com Jeremy Bowen, da BBC, o líder do grupo rebelde HTS diz…

3 minutos ago

Maurício Ye’kwana assume chefia da Saúde Yanomami e é primeiro indígena da história no cargo

Nomeação de Maurício foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é assinada pela…

3 minutos ago

Aeroporto de Santarém recebe certificação operacional definitiva

Concedido pela Anac, o documento tem como foco a garantia da segurança das operações e…

3 minutos ago

Prefeitura de Maceió vai recorrer de decisão que suspende nova faixa verde na Av. Silvio Viana

Nova faixa impediu o estacionamento de carro em um dos lados da via, o que…

3 minutos ago

Alunos do ensino superior podem concorrer a vagas de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 1,3 mil no Oeste Paulista

Há vagas para estudantes de administração, contabilidade, construção civil e design. Ciee disponibiliza vagas de…

3 minutos ago