O projeto de criptomoeda do Facebook, inicialmente conhecido como Libra e posteriormente rebatizado como Diem, chegou ao fim sob pressão política, de acordo com David Marcus, ex-líder do projeto.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), Marcus classificou o fim do projeto como uma “matança política” orquestrada nos bastidores, sem base legal ou regulatória.
O projeto, vendido ao Silvergate Bank em janeiro de 2022, foi oficialmente encerrado um ano depois, quando o banco abandonou o investimento. Apesar de esforços para apaziguar reguladores, incluindo o apoio limitado de alguns membros do Federal Reserve, Marcus revelou que a oposição da Secretária do Tesouro, Janet Yellen, foi decisiva para o fim da moeda digital.
Em reuniões com o presidente do Fed, Jerome Powell, Yellen teria demonstrado preocupações sobre possíveis repercussões políticas, levando o Federal Reserve a desencorajar bancos participantes de avançarem com o projeto.
“Apesar de dois anos de trabalho ininterrupto e mudanças para atender às exigências de legisladores e reguladores, tudo terminou quando o Fed organizou chamadas com bancos participantes para desencorajar a continuidade do projeto”, escreveu Marcus. Ele destacou que essa ação marcou o ponto final do Diem, com a declaração: “E assim, de repente, acabou.”
How Libra Was Killed.
I never shared this publicly before, but since @pmarca opened the floodgates on @joerogan’s pod, it feels appropriate to shed more light on this.
As a reminder, Libra (then Diem) was an advanced, high-performance, payments-centric blockchain paired with a…
— David Marcus (@davidmarcus) November 30, 2024
A ideia de uma stablecoin liderada por uma gigante tecnológica como o Facebook gerou alarme entre reguladores globais. Um relatório do Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros, divulgado em novembro de 2021, alertou para o risco de concentração excessiva de poder econômico caso uma empresa como o Facebook controlasse uma parte do sistema financeiro.
“Essa combinação poderia criar desequilíbrios e ameaçar a estabilidade financeira”, destacou o documento.
Com o fim do projeto, muitos de seus antigos integrantes se juntaram a novas iniciativas blockchain. Entre elas estão as plataformas Aptos e Sui, que utilizam a linguagem de programação Move, desenvolvida originalmente para a Diem.
Enquanto isso, David Marcus segue no mercado de criptomoedas, agora à frente da Lightspark, uma startup voltada à expansão da rede Lightning do Bitcoin.
O fim da Diem é um exemplo dos desafios políticos e regulatórios enfrentados por projetos de criptomoedas ligados a grandes empresas tecnológicas, revelando a complexidade de equilibrar inovação financeira e preocupações governamentais sobre concentração de poder econômico.
Fonte: Ex-líder do Facebook diz que criptomoeda de Zuckerberg foi “morta politicamente”
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…