Categories: Economia

COFECI avança na regulação de ativos imobiliários em blockchain no Brasil

A Portaria COFECI nº 135, publicada no Diário Oficial da União nos últimos dias, marca um avanço significativo no mercado imobiliário brasileiro ao instituir uma Comissão Especial para regulamentar e acompanhar o emergente Mercado Brasileiro de Ativos Imobiliários Digitais com uso de blockchain.

Sob a liderança do presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), João Teodoro da Silva, a portaria reconhece a relevância de tecnologias como blockchain e tokens na modernização do setor.

O Sistema de Governança e Registro (SGR), central nessa regulamentação, promete segurança e transparência com o uso de registros criptografados e vinculados automaticamente a contratos imobiliários.

Entenda mais sobre o avanço na regulação dos ativos imobiliários em blockchain no Brasil

O objetivo é facilitar o acesso e a autenticidade de documentos, promovendo confiança no mercado. Além disso, a portaria sublinha o impacto dos novos mercados digitais baseados em tokens, que têm exigido maior fiscalização e inovação regulatória.

“Art. 1º Institui Comissão Especial para o acompanhamento e Regulação do Mercado Brasileiro de Ativos Imobiliários Digitais, com as seguintes atribuições: a) Propor a elaboração ou a revisão de Resoluções e Portarias relativas à operacionalização, fiscalização e funcionamento do Mercado Brasileiro de Ativos Imobiliários Digitais; b) Acompanhar audiências públicas e consultas públicas promovidas por outras entidades governamentais sobre o tema, com a apresentação de eventuais questionamentos e propostas de aperfeiçoamento; c) Acompanhar e propor melhorias nas eventuais agendas legislativas que tratem do assunto, inclusive na formulação de projetos de lei; d) Indicar soluções para o aperfeiçoamento das ações de fiscalização e acompanhamento dos mercados em questão, inclusive sobre eventuais requisitos tecnológicos e de desenvolvimento; e) Propor melhorias no SGR de forma a se garantir o bom funcionamento do RAD e do mercado como um todo. CAPÍTULO II. Do Tempo e das Regras de Funcionamento.”

A comissão formada conta com especialistas em direito, tecnologia e ciência da computação, como Gean Anderson Silva (presidente), Pedro Henrique Menzes Naves, Dorgival Martins Barros e outros.

Entre suas atribuições, estão a proposição de melhorias no SGR, acompanhamento de agendas legislativas e desenvolvimento de ações de fiscalização.

Comissão deve trabalhar por 90 dias, mas pode ter trabalho prorrogado

O prazo inicial de atuação da comissão é de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme o interesse do COFECI. Embora os membros não sejam remunerados, a participação será reconhecida por meio de certificados.

Com a iniciativa, o COFECI busca preparar o mercado imobiliário para as transformações digitais, promovendo mais eficiência e segurança no uso de ativos digitais no setor. A publicação oficial no Diário Oficial da União está disponível neste link.

Fonte: COFECI avança na regulação de ativos imobiliários em blockchain no Brasil

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share
Published by

Recent Posts

Réveillon: veja horários de pico nas rodovias na região de Campinas; 2,6 milhões de veículos são esperados

Na Rodovia Dom Pedro, principal ligação para o litoral norte e para o Rio de…

19 minutos ago

Assaltantes roubam salão, causam prejuízo de R$ 20 mil e empresária não consegue contato com o 190: ‘muito frustrante’

Assalto foi à luz do dia. Dupla armada levou celulares, joias e até alicates de…

20 minutos ago

Funcionários de empresa responsável pela alimentação são flagrados tentando entrar com drogas no Ceresp de Juiz de Fora

Maconha estava escondida em uma das caixas de armazenamento das marmitas entregues à unidade e…

20 minutos ago

Ferrugem, MC Paiva, MC Tuto e Talis e Wellinton são atrações no fim de semana no Vale do Paraíba

Confira a programação cultural que começa nesta sexta-feira (27) e vai até domingo (29). As…

20 minutos ago

RETROSPECTIVA 2024 – A morte de Sergio Mendes exemplifica as perdas de grandes músicos ao longo do ano

Saíram de cena virtuoses como o pianista Arthur Moreira Lima, o violoncelista Antonio Menezes, Caçulinha,…

20 minutos ago

Entenda o que é arsênio, substância encontrada no sangue da família de Torres hospitalizada após comer bolo

Polícia investiga suspeitas de envenenamento e intoxicação após morte de três pessoas que comeram do…

20 minutos ago