Pix por aproximação já pode ser feito via Carteira do Google por clientes Itaú, PicPay e C6 Bank; novidade será lançada para todos os usuários do método em 2025 O Pix por aproximação foi apresentado, nesta segunda-feira (4), pelo Google e o Banco Central do Brasil em evento em São Paulo (SP). O recurso de pagamento instantâneo está disponível na Carteira do Google (Google Wallet) para clientes do Banco Itaú, do PicPay e do C6 Bank, e visa reduzir a quantidade de passos entre a opção de utilizar o Pix e a validação do pagamento. Para usar a modalidade, é preciso ter um celular com NFC e fazer o pagamento em uma maquininha que aceite o recurso.
Vale lembrar que o Pix por aproximação só será lançado para todos os usuários em fevereiro de 2025. No entanto, algumas instituições têm antecipado o acesso à ferramenta, como o Banco do Brasil, que recentemente liberou a função em modo de testes para parte de sua base de clientes. Além do Pix por Aproximação, o Google também anunciou, nesta segunda, outras duas novidades para o método de pagamento: o botão “pagar com Google Pay” direto nos aplicativos de serviços, e o pagamento por Pix com Google Pay nos navegadores Chrome. Abaixo, confira tudo sobre os anúncios.
🔎 Pix agendado recorrente: entenda o que é e como mudança pode te afetar
🤳 VOTE NO SEU FAVORITO: qual é o melhor APP de 2024?
Pix por aproximação é lançado na Carteira do Google; entenda detalhes
Mariana Saguias/TechTudo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Como FAZER UM PIX PARCELADO em até 12x com o PicPay! Tire suas dúvidas no TechTudo
Pix por aproximação na Carteira do Google: como vai funcionar?
O Pix já estava disponível na Carteira do Google para clientes do PicPay e do C6 Bank, que podiam realizar transações usando QR Code, Copia e Cola e chave Pix. A partir das próximas semanas, o Pix por aproximação chega à Carteira, que também passa a ser compatível com contas do Banco Itaú.
Para realizar uma transação, o usuário deverá vincular previamente sua conta bancária ao aplicativo. Feito isso, basta informar à loja que deseja pagar via Pix, desbloquear o celular e aproximar o dispositivo da maquininha — que deve ser compatível com o recurso. Dessa forma, o dispositivo reconhece automaticamente uma iniciação de pagamento com Google Pay, e abre um banner da Carteira do Google.
Pix por aproximação: Informe à loja que irá pagar com Pix por aproximação, desbloqueio o celular e aproxime da maquininha
Reprodução/Google
Assim, basta que o usuário confirme os dados da transação, confirme sua identidade via biometria para concluir o pagamento.
Pix por aproximação: Verifique os dados da transação e realize a verificação biométrica para finalizar a compra.
Reprodução/Daniel Trefilio
Modo Noturno na Carteira do Google
Além do Pix por aproximação, a Carteira do Google também ganhou um reforço na segurança para transações via Pix. Com o novo Modo Noturno ativado, o dispositivo não fica autorizado a realizar pagamentos instantâneos para contas de pessoas físicas desconhecidas entre 20h e 6h. A novidade pode ser ativada pelas configurações do app e visa evitar perdas financeiras em casos de roubo ou extorsão.
Outras novidades sobre Pix e Google Pay
Outra novidade anunciada no evento pretende agilizar os pagamentos via Pix dentro de aplicativos de e-commerce. Agora, clientes da Carteira do Google poderão acionar rapidamente o app para concluir o pagamento. Para isso, basta escolher o Pix como forma de pagamento e, na tela seguinte, clicar em “Pagar com Google Pay”. Feito isso, um banner da Carteira será aberto automaticamente, e o usuário poderá conferir os dados e confirmar a compra em poucos cliques, sem sair do app da loja.
De acordo com a empresa, a novidade irá reduzir a quantidade média de passos para pagar com Pix de 6 a 8, para apenas 3. A funcionalidade já está disponível no aplicativo Zul+, e chega ao app do McDonald’s em dezembro. O mesmo sistema de Pix facilitado está previsto para chegar ao navegador Chrome nos próximos meses. O Google não confirmou a data específica, mas o processo será similar ao que já é possível utilizando cartões de crédito cadastrados no Google Pay.
Mais do TechTudo
Veja também: ‘Caí no golpe do Pix, e agora?’ Veja o que fazer e como recuperar
‘Caí no golpe do Pix, e agora?’ Veja o que fazer e como recuperar
Frente fria que avança pelo país vai canalizar umidade da Amazônia, formando uma extensa faixa…
Ao todo, mais de 221.597 contribuintes serão contemplados, no valor total de R$ 558,8 milhões.…
Confira opções práticas e que elevam o estilo e a funcionalidade do espaço. Transformar o…
g1 lista dicas de atrações para curtir de sexta-feira (22) a domingo (24). Cultura circense…
A publicação destaca vários papéis que o empresário teve ao longo dos anos e pergunta…
Programação ainda conta com shows em comemoração dos 13 anos do Cine Joia, exposição em…